O que são palavras-chave e como usá-las em seus conteúdos?

Palavra-chave é geralmente uma palavra ou frase foco de alguma pesquisa ou conteúdo. Os internautas usam palavras-chave como forma de identificar e verbalizar seu problema, tópico ou dúvida sobre determinado assunto. As empresas criam conteúdo em torno de palavras-chave com oportunidade para seus negócios, para atrair esses internautas com sede por conhecimento e informação. Consequentemente, acabam ganhando mais tráfego, vendas, leads.

Há diversas ferramentas de análise de palavras-chave disponíveis no mercado. A escolha vai depender do objetivo de casa negócio e, claro, da verba reservada para esse investimento. O ideal é contratar uma agência especializada para fazer o mapeamento e recomendações mais assertivas. Após a definição da ferramenta, essas palavras-chave devem ser gerenciadas e acompanhadas por um analista durante toda estratégia. Ou seja, o profissional é fundamental para o sucesso do trabalho, pois é ele quem vai observar e classificar essas palavras.

Por que você precisa de palavras-chave?

As palavras-chave são a base do conteúdo do seu blog. O título de cada post deve ser diretamente relacionado a uma palavra-chave ou frase-chave com oportunidade. Uma vez que as palavras-chave são tópicos, elas também são comuns ao criar ofertas e e-mails.

Palavras-chave ajudam visitantes e clientes em potencial a entender o objetivo da sua página. Ao ler o conteúdo da página, um visitante procurará a palavra-chave pesquisada. As palavras-chave também ajudam os mecanismos de busca a entender o objetivo da sua página – isso mesmo, o Google. Quando um mecanismo de busca rastreia as páginas do seu site para indexá-las, analisará essas palavras para determinar o objetivo das suas páginas.

Quais são os diferentes tipos de palavras-chave?

Existem dois tipos diferentes de palavras-chave: palavras-chave amplas e palavras-chave de cauda longa. As palavras-chave amplas são palavras ou frases curtas que, embora possam ser usadas pela sua empresa, também se aplicam a todas as outras de seu segmento ou mesmo a outras indústrias. As palavras-chave de cauda longa tendem a ser palavras ou frases mais extensas e específicas para sua empresa ou segmento.

O que são palavras-chave e como usá-las em seus conteúdos?Não deixe de criar bons conteúdos!

Não é bom simplesmente jogar palavras-chave na sua página. Criar conteúdo convincente é fornecer valor real para pessoas reais, e não apenas enviar dicas para os robozinhos do Google.

Existem algumas regras básicas de uso de palavras-chave que você deve seguir para começar. As palavras-chave devem ser empregadas em cada página e post do seu site/blog. Deve ser incluída no título (H1), url, primeiro parágrafo do post, subtítulo (H2, H3, H4), alt tag da imagem (não é legenda), meta descrição e usada no meio do conteúdo, pelo menos, seis vezes, de maneira coerente e sem parecer forçado. Lembre-se de quem o Google vai analisar a qualidade do conteúdo e, caso pense em montar um conteúdo repleto de palavras-chave para ganhar mais tráfego, saiba que o risco de ser penalizado existe e não é pequeno.

Palavras-chave com muitas buscas são mais difíceis de trabalhar, pois a concorrência é grande e, para o Google, um post antigo tem mais relevância do que um novo. Claro que a qualidade vem em primeiro lugar. Se o novo for melhor, provavelmente isso vai mudar com o tempo. Mas isso só vai acontecer a longo prazo e, em alguns casos, pode nem acontecer. Afinal, brigar de frente com portais de notíciais com alta autoridade, como G1 e Folha de São Paulo, por exemplo, pode ser considerada uma briga perdida. Drible essa situação investindo em palavras com buscas consideráveis e baixa competição. Esse é o melhor cenário para quem quer crescer organicamente com marketing de conteúdo.

Para ajudar a manter o SEO correto, vale instalar um plugin em seu gerenciador de conteúdo. Uma ferramenta de marketing digital também pode ajudá-lo com isso, mantendo todos os posts organizados, com seleção de palavras-chave e outros detalhes que otimizam o post.

Todas essas táticas são fundamentais para ganhar posições no Google e ser encontrado pelos seus potenciais clientes. No entanto, o mais importante é oferecer conteúdo relevante e de qualidade para seu público, mantendo a periodicidade das publicações.

Temos uma ferramenta de gestão de marketing digital que pode ajudá-lo a organizar as palavras-chave que serão usadas em seus conteúdos. Saiba mais e mude já sua estratégia!

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