Saiba que é Business Model Canvas e como a ferramenta pode ajudá-lo

Saiba que é Business Model Canvas e como a ferramenta pode ajudá-lo

Para que uma ideia se realize é preciso se planejar. É aí que entra o Canvas, justamente por ser um facilitador do planejamento. O planejamento de negócios é fundamental para o sucesso a longo prazo de uma empresa e sua capacidade de aumentar capital.

O Canvas Business Model foi desenvolvido por Alexander Osterwalder. O modelo baseia-se em 9 blocos de construção. Mas o que é um modelo de negócio? De acordo com Osterwalder, “um modelo de negócio descreve o valor que uma organização oferece a vários clientes e retrata os recursos e parceiros necessários para criar, comercializar e entregar esse valor e capital de relacionamento com o objetivo de gerar fluxos de receita lucrativos e sustentáveis”.

O Canvas permite visualizar todas as etapas fundamentais de um modelo de negócios em apenas uma folha. Ele é composto por nove blocos que, juntos, estruturam as quatro principais áreas de um negócio: clientes, oferta, infraestrutura e viabilidade financeira.

Confira os 9 elementos do Canvas:

  • Segmentos de Clientes;
  • Proposta de Valor;
  • Canais;
  • Relacionamento com Clientes;
  • Fontes de Receita;
  • Recursos Principais;
  • Atividades-Chave;
  • Parcerias Principais;
  • Estrutura de Custos.

Saiba que é Business Model Canvas e como a ferramenta pode ajudá-lo

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

É comum e muito usado em negócios ou planejamentos que estão começando, a fim de traçar um modelo para aquele negócio. Porém, empresas que já estão em operação também podem usar.

Um plano de negócios devidamente preparado deve contar uma história, fazer um argumento e prever antecipadamente o futuro. Todas as empresas têm histórias diferentes para contar, diferentes argumentos para fazer e futuros diferentes para prever, então eles devem resistir à tentação de copiar de outros ou seguir um esquema rígido.

 

Canvas é o processo de definição de metas, explicando os objetivos e, em seguida, mapeando um documento para alcançar esses objetivos e metas.

Um Canvas bem escrito estabelece o melhor caminho e estratégia de crescimento, bem como a justificativa para a seleção da estratégia em relação a outras alternativas. Em essência, um Canvas é a articulação e explicação de por que o plano de jogo escolhido para construir a empresa faz sentido, quais os recursos necessários para implementar a visão, quem será a equipe que terá habilidades e liderança para executar a visão, além de qual caminho seguirão para chegar lá. Quanto melhor a análise, melhores serão as chances de que a maioria dos objetivos estabelecidos no Canvas seja alcançado.

Nossa plataforma permite a inclusão de um plano de negócios (Canvas)para a equipe que participará do projeto contratado possa planejar da melhor maneira possível. Para saber mais, entre em contato conosco ou solicite nossa demo grátis!

Solicite agora a demo da plataforma SIM Marketing!

 

 

 

 

 

 


About Author: SIM Marketing

Gostou? Peça uma demonstração agora mesmo!

Solicite agora o agendamento de uma demonstração da plataforma. Nosso consultor entrará em contato o quanto antes.

Agendar Demonstração >>>