Como Marketing de Conteúdo e Vendas podem trabalhar juntos

SIM Marketing de Conteudo

O marketing de conteúdo é uma excelente ferramenta para aproximar-se de clientes e gerar leads. Mais do que isso, através de conteúdo é possível alavancar as vendas, assim como a equipe de vendas pode trazer muitos insights interessantes para a equipe de marketing. Alinhar esses dois times, como mostramos a seguir, só tem a agregar para a sua empresa.

  1. Compartilhe todos os dados

Jamais permita que uma equipe reúna dados aos quais outra equipe não pode ter acesso. Claro, alguns dados de marketing de conteúdo são irrelevantes para vendas, mas na maioria das vezes, não é bem assim. Não ponha parâmetros sobre o que cada equipe compartilhará e isso inclui garantir que os profissionais de marketing de conteúdo tenham acesso ao CRM. Acesso universal levará a uma melhor comunicação e a melhore insights, além de prevenir que trabalhos duplicados sejam feitos.

  1. Unifique as buyer personas

Uma vez que dados e análises devem ser compartilhados por ambas as equipes, usar esses insights permite criar buyer personas mais precisas e uniformes. Dessa forma, a equipe de vendas fica mais apta a se conectar com o público-alvo, aprimorando a sua ação com os prospects e clientes.

  1. Defina um movimento de ciclo de vida

68% dos profissionais de marketing de empresas B2B não realizaram trabalhos sobre o funil de vendas. Se não há um processo de jornada de compra definido, como você pode melhorá-lo? Ambas equipes de marketing de conteúdo e vendas devem ter um entendimento claro não apenas das definições, mas também de como um lead é guiado pelo funil até se tornar um cliente. As equipes devem sempre ter uma visão clara de como esse processo funciona.

SIM Vendas

  1. Crie conteúdo baseando-se no funil de vendas

Quase 70% do marketing de conteúdo acaba inutilizado. Por quê? Em boa parte dos casos, ele não está alinhado com os interesses do público-alvo porque ignoram o funil de vendas. O time de vendas pouco pode fazer com conteúdo irrelevante (nem o público-alvo). Por isso, eles devem garantir que os profissionais de marketing saibam das suas necessidades de conteúdo, através de um funil de vendas detalhado. A equipe de marketing poderá, então, criar conteúdo para informar, inspirar e educar os leads, guiando-os ao longo do funil.

  1. Use conteúdo relevante em e-mails e campanhas de nutrição

Algumas vezes, a equipe de vendas escreverá para uma campanha de e-mail marketing sem antes consultar o marketing de conteúdo. Porém, 75% dos consumidores não querem ler conteúdo que apele muito para as vendas. Visto que os profissionais de marketing sabem como escrever um texto que atraia cliques e engajamento sem soarem demasiadamente apelativos, o time de vendas deve tirar proveito desse recurso interno. Se vendas e marketing trabalham juntos para criar campanhas, há mais chances de despertar o interesse do leitor.

Para saber mais como marketing de conteúdo e vendas podem trabalhar em conjunto para ajudar a construir a sua marca, acesse o texto original “10 Ways Content Marketing and Sales Teams Can Work Together”, publicado pelo Content Marketing Institute.

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