Como criar um texto de blog perfeito

como criar um texto de blog perfeito

Mesmo quando não sobra tempo para escrever um texto para o blog, não vale a pena fazer uma publicação sem planejamento só para cumprir o prazo estabelecido. Considerando que nosso público tem acesso a inúmeros outros artigos, provavelmente os leitores nunca mais lerão nenhum artigo escrito por você.

Nem sempre lembramos de todos os componentes adequados para um texto de blog, ainda mais quando há uma grande quantidade de publicações para planejar. Haja memória para elaborar uma postagem sólida – o que significa que também há muito a esquecer. Para garantir que nada seja esquecido e que cada post seja relevante para seus leitores, criamos um resumo de tudo o que você precisa lembrar ao escrever. Guarde bem as dicas abaixo e confira se completou a lista de verificação na próxima vez que pressionar “publicar”.

Título

Toda postagem de blog começa com uma chamada forte que atrai a atenção dos leitores, obrigando-os a clicar para continuar a leitura. Os internautas que acompanham o seu e outros conteúdos na internet têm um tempo muito curto de atenção aos posts – cerca de oito segundos de duração – e o título é um dos primeiros elementos críticos que ajudam os leitores a decidir se querem clicar e ficar em seu site.

Veja como escrever um título excelente:

  • Faça um brainstorm para um título de trabalho

Comece com um título de trabalho em mente e faça um brainstorm sobre como tornar o ângulo tão interessante quanto possível. Esta é a fase de blogging na qual você começa com um tópico geral e restringe exatamente o que você quer escrever sobre esse tópico.

Por exemplo, se eu quiser escrever sobre o tópico de “blogging”, preciso criar um título de trabalho mais específico primeiro. E esses títulos de trabalho dependem do formato da postagem do meu blog. Se você está escrevendo um artigo, um artigo explicativo ou um guia de instruções, faça um brainstorm de alguns títulos para orientar sua pesquisa. Aqui estão algumas ideias:

  • Conduzir pesquisa de palavras-chave

Pesquisar palavras-chave irá ajudá-lo a criar uma chamada que funcionará bem nas páginas de resultados dos mecanismos de busca. Sua chamada é um dos muitos fatores que o Google considera quando classifica resultados. Além disso, um título otimizado ajudará as pessoas a encontrar as informações de que precisam com mais facilidade. Ferramentas que analisam e mapeiam palavras-chave, como Google Keyword Planner, SEMrush e ShapSpring, podem ajudá-lo a determinar quais termos as pessoas estão procurando e as opções que oferecem mais oportunidade para o seu projeto.

“Blogar” é um termo de pesquisa abrangente. Ao inseri-lo no SEMrush, por exemplo, mais de 75.000 resultados de palavras-chave foram encontrados. Recomendamos segmentar palavras-chave que sejam específicas para o públicodo seu negócio, sempre de acordo com a persona do comprador.

Depois de definir as palavras-chave, crie o título final e os subtítulos. O tamanho ideal do título do post é de 60 caracteres. Os títulos entre 8 e 12 palavras são compartilhados na maioria das vezes no Twitter. No Facebook, com 12 e 14 palavras.

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Meta Descrição

A meta-descrição refere-se ao atributo HTML que explica o conteúdo de uma determinada página da web. Basicamente, é uma breve descrição que serve para “visualizar” o que é a página. A chamada, a URL e a meta-descrição funcionam juntas para convencer os internautas a clicar em um link para ler a publicação inteira do blog. O tamanho da descrição meta ideal é inferior a 155 caracteres.

Foto em destaque

As imagens em destaque geralmente ficam no topo de uma postagem no blog e são outro elemento para atrair leitores para aprender mais. A imagem deve refletir sobre o que é a história, intrigar os leitores ou provocá-los. Não deve ser muito literal ou óbvio e ser esteticamente agradável.

Introdução

A introdução precisa atrair o leitor e convencê-lo a ler o resto da publicação. Também deve apresentar do que se trata o conteúdo. Ninguém gosta de clicar e ir parar em um post fora do contexto, então certifique-se de que sua postagem é sobre o que a chamada diz que é.

Incluir humor, fatos interessantes e surpreendentes,ou fazer uma pergunta, são maneiras de tornar as primeiras linhas de uma publicação atraentes. Escreva uma introdução que você mesmo gostaria de ler e prosseguir com a leitura, instigando o que vem pela frente.

Estatísticas

Sempre que possível, use estatísticas e números. Os números escritos como números (23) em vez de palavras (vinte e três) atraem mais atenção do leitor. Além disso, os números representam fatos – que são incomparáveis e mais confiáveis.

Call to action

Finalize seu texto com uma chamada significativa para a ação, incluindo um call to action (CTA) para seu leitor – seja conselho, oferta de conteúdo ou link para outra postagem de blog relacionada. Use as últimas linhas da publicação para fazer com que o leitor sinta como se tivesse aprendido algo com você e crie o desejo de clicar em um link ou imagem do CTA.

As dicas acima irão ajudá-lo a escrever um texto interessante e que irá gerar leads para o seu negócio. Suas mídias sociais terão mais visibilidade com textos interessantes e trarão relevância ao seu negócio. Quer organizar e planejar melhor seus posts?

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